Melhores Postagens

Posted by : Ennya sexta-feira, 10 de maio de 2013



OS CAVALEIROS DO ZODÍACO




Salve Astorianos

A indicação é muito especial pra mim, alem de fazer parte do meu Top 5, foi o primeiro anime que eu assisti, e foi onde tudo começou.
Lá estava eu na idade terna, que ao vasculhar os canais de TV coloquei na minha querida Rede Manchete e dei de cara com uma cena de um desenho, onde mostrava um verdadeiro deus grego com o peito nu e longos cabelos cumpridos, fazendo uma pose muito elegante para atacar um baixinho desengonçado de cabelos marrons. Depois descobri que se tratava de um anime de nome Cavaleiros do zodíaco e aquela luta entre o Shiriu e o Seiya fazia parte do torneio galáctico (exatamente, bem no inicio do anime que ainda tocava aquela musiquinha: “os guardiões do universo podem vencer o mal...”) 
Claro que para mim ali foi o começo de tudo, mais para os cavaleiros, o inicio aconteceu bem antes. Tudo começou no ano de 1986 quando o autor, Masami Kurumada, iniciou a série originalmente chamada Saint Seiya. A primeira aparição aconteceu nas páginas do mangá Weekly Shonen Jump (uma espécie de revista semanal publicada pela Shueisha). Cada mangá tinha aproximadamente 400 páginas, com diversas histórias (a maioria era em preto e branco) e os capítulos dos Cavaleiros do Zodíaco foram publicadas até o ano de 1991.
Com o extremo sucesso, resolveram fazer o anime que ficou na responsabilidade da Toei Animation e o primeiro episódio foi ao ar no dia 11 de Outubro de 1986, pela TV japonesa ASAHI. No Brasil começou a ser exibido em 1994 pela inesquecível Rede Manchete (ai que saudade).



O anime com 114 episódios (o clássico) conta a saga de cavaleiros gregos que juraram defender a Deusa Athena (deusa da guerra e da sabedoria), que nasce em sua forma humana a cada 100 anos, de todos os perigos, dando até mesmo suas vidas se for necessário, dividida em 3 fases: A saga do santuário, a Saga de Asgard e a Saga de poseidon (apesar da saga de Asgard não existir no mangá, é a minha favorita).



Os cavaleiros seguem uma hierarquia, (uma pirâmide por assim dizer) representada em sua forma física no santuário de Athena, onde no topo está Athena em toda a sua gloria e poder, logo abaixo, o mestre do santuário (que comanda todos os cavaleiros e transmite as ordens de Athena), os cavaleiros de ouro, representando os 12 signos do zodíaco (que raramente deixam suas casas no santuário), os 24 cavaleiros de prata, representando constelações e os  cavaleiros de bronze que são os mais numerosos e os mais fracos dos defensores de Athena, suas armaduras (em sua grande maioria) representam animais. 



Com o avanço da historia na serie e os filmes surgem outros cavaleiros, como por ex: Os cavaleiros negros, cavaleiros fantasmas, cavaleiros de aço, cavaleiros de Asgard, os generais marinas, Guerreiros Deuses, espectros de Hades, cavaleiros celestiais entre outros.
A historia é contada através da visão de cinco cavaleiros de Bronze: Seiya cavaleiro de pegasus, Shiryu cavaleiro de dragão, Yoga cavaleiro de cisne, Shun cavaleiro de Andrômeda, e Ikki cavaleiro de fênix, cada um com suas características e seus medos, mais acima de tudo é uma história de amizade e companheirismo.
O anime rendeu cinco longas (filmes): O Santo guerreiro em 1987, A Grande Batalha dos Deuses e A lenda dos defensores de Athena em 1988, Os guerreiros do Armageddon em 1989 e o Prólogo do céu em 2004. 




Em 2002 é lançado a Saga de Hades, uma continuação da saga principal divida em 3 partes: A fase santuário com 13 episódios, a fase Inferno com 13 episódios e a fase Elíseos com 6 episódios (que foi uma média de dois anos de espera para ser concluída, ai meu coração). A saga de Hades na minha opinião começa muito bem e termina muito mal, talvez na presa de encerrar a saga, esmigalharam as ultimas lutas que poderiam ter sido melhores aproveitadas.




Em 2009 surge (o que eu chamo de “a fina flor”) o querido Lost Canvas divido em duas temporadas com 13 episódios cada. A história conta a guerra dos deuses anterior a saga de Hades, onde aparece a geração anterior de cavaleiros defensores de Athena conhecidos nos episódios clássicos (que na minha opinião os do Lost Canvas são muito mais legais), mais infelizmente não rendeu todo o sucesso esperado e a serie foi brutalmente interrompida.




Então em 2012 com uma geração influenciada por Bem 10, banda Restart, sandálias Crocs e os jogos de ação são obrigados a ter a opção ON e OFF do sangue surge o Saint Seiya Omega, uma animação feita pela Toei Animation “inspirada” na obra prima de Masami Kurumada.
Aqui sou obrigada a abrir um parêntese como fã incondicional da serie que sou: Saint Seiya Omega seria um ótimo anime se não levasse a marca dos cavaleiros, ou não tivesse “tentado” trazer de volta a vida os personagens clássicos. Quando assisti o primeiro episodio (tive que tentar) e me deparei com o meu querido Seiya usando um cachecol no pescoço? Me deu vontade de chorar. Perdoe aos que curtem o anime, estou apenas expressando a minha opinião pessoal; mas acredito que eles conseguiram matar toda a essência dos cavaleiros que existe nos episódios clássicos e que foi transmitida para o Lost Canvas, porem não chegou a alcançar o Omega.




Por toda a sua história Os Cavaleiros do Zodíaco continua sendo um clássico, e sua história rendeu desde jogos eletrônicos até os magníficos Cloth Myth (que eu queria ter toda a coleção), passando por cenários completos e manuais de RPG baseado em seu mundo místico.
Um detalhe importante, o Brasil possui um fã clube oficial que foi o principal responsável pela legenda em português do ultimo game lançado dos cavaleiros para PS3 e X-Box370, o Cavzodiaco, que sempre tem alguma novidade.




By Elanor

Leave a Reply

Deixe seu recado, ele é sempre bem vindo!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Mundo Aston - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -